Porque anunciar minha empresa em academias?

 

Porque anunciar minha empresa em academias?

Na imagem • Associação Atlética Ferroviária • Botucatu SP

O Brasil é o segundo país com maior número de academias por habitantes, com mais de 31.800 academias e quase 8 milhões de alunos. Os dados são da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), uma associação global da indústria fitness com mais de 10 mil academias associadas, em seu relatório global de 2017.

Setor em constante expansão

O mercado fitness está em alta. Em 2014, o faturamento do setor chegou a R$ 2,5 bilhões. E esse número tende a aumentar, graças ao aumento da atenção com bem-estar e prevenção de doenças por meio de exercícios físicos.

Público muito bem definido

O público de academias já é muito bem segmentado. O fato de frequentar um centro fitness já o torna um potencial cliente de outras empresas do mercado fitness: roupas de ginástica, suplementos alimentares, etc. Grande parte do trabalho já está feito, ou seja, a definição dos interesses da audiência do ponto.

Apesar de receber vários perfis de público, desde adolescentes até aposentados, a grande maioria dos frequentadores está entre 16 e 35 anos. Também é possível segmentar ainda mais, de acordo com o horário do dia.

Com esta segmentação, fica muito mais fácil estruturar uma programação que vá ao encontro do interesse do público. Além disso, é muito mais interessante para as empresas que possuem produtos e serviços relacionados a este ambiente focarem seus recursos onde os consumidores têm maior potencial de interesse.

Alta receptividade do público

Anunciantes atingem o público alvo em momento de lazer, o que tende a aumentar a receptividade da audiência de uma forma positiva.

Ambiente com poucas distrações

Afinal, pessoas que estão correndo, fazendo flexões, abdominais ou outro exercício não conseguem interagir com o celular ao mesmo tempo. Isso aumenta a possibilidade do público prestarem atenção nas telas instaladas nas academias.

Alto tempo de permanência

Pessoas que frequentam centros fitness podem permanecer no local de 40 minutos a 2 horas. Esse é considerado um longo período de exposição, e o fato de existirem poucas distrações melhoram ainda mais as chances de impactar o consumidor.

Maior índice de recall

Em marketing, o termo recall significa a intensidade de memorização de um anúncio, ou seja, o quanto um anúncio é lembrado pelas pessoas que o viram. Na academia, como o tempo de permanência do aluno é muito grande, ele terá a oportunidade de ver determinado anúncio diversas vezes, aumentando o índice de recall.

Fusão de confiança

A confiança que o aluno tem na academia é passada para o produto anunciado na tela. Uma analogia que podemos fazer é com uma empresa que estampa sua marca em uma camisa de futebol: o torcedor se identifica mais facilmente com esta marca.

Vantagens para a academia

Ao abrir suas portas para a mídia indoor, a academia pode gerar diversas ações publicitárias com o intuito de fazer branding, ou seja, o fortalecimento de sua marca com os seus clientes.

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